só ρaяa мυlнεяεs

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ovário policistico


Bom meninas, algumas ja conhecem ( e infelizmente tem) e outras nunca ouviram falar, e hoje vou abordar um assunto que acho que merece ser discutido.

Bom eu sou portadora da SOP (síndrome do ovário policistico) a vou falar um pouco pra você o que é isso.


O tratamento dos Ovários Policísticos depende dos sintomas que a mulher apresenta e do que a mesma pretende.


A pergunta mais freqüente do médico é saber se a paciente pretende engravidar ou não.


Anticoncepcionais Orais


Não havendo desejo de engravidar, grande parte das mulheres se beneficiam com um tratamento a base de anticoncepcionais orais ou seja a pílula.


De fato a pílula melhora os sintomas de aumento de pelos, espinhas, irregularidades menstruais, cólicas e, em alguns casos, do aumento excessivo do peso.


Não há uma pílula específica para o controle dos sintomas. As de baixa dosagem tem sido as mais prescritas pelos ginecologistas. Existem pílulas que tem um efeito melhor sobre a acne, espinhas e pele oleosa.


Mulheres que não podem tomar a pílula se beneficiam de tratamentos à base de progesterona.


Dietas com baixas calorias e pouca gordura melhoram o aumento de peso contribuindo para o bem estar da paciente.


Em alguns casos medicamentos que são usados no tratamento da diabetes também tem sua aplicação.


Leia também: Benefícios e usos terapêuticos da pílula anticoncepcional


Cirurgia


Cada vez mais os métodos cirúrgicos para esta síndrome tem sido abandonados em função da eficiência do tratamento com anticoncepcionais orais.


Indução da Ovulação


Se a paciente pretende engravidar o médico lhe recomendará um tratamento de indução da ovulação não sem antes afastar as outras causas de infertilidade.


Não se deve fazer este tratamento em mulheres que não estejam realmente tentando engravidar.


O fato da mulher conseguir ovular com medicamentos não significa que a síndrome foi curada.


Antidiabetogênicos Orais


Estando a síndrome de ovários policísticos associada à resistência insulínica um dos tratamentos disponíveis é através de medicamentos para diabetes. Cabe ao médico e à paciente a avaliação do melhor tratamento.


Dieta e atividade física


Estas pacientes devem ser orientadas em relação a dieta e atividade física, concomitante com as medidas terapêuticas.


É necessário tratar ?


Pacientes com síndrome de ovário policístico devem ser cuidadosamente avaliadas em relação à resistência à insulina e a síndrome metabólica, pois estas doenças estão relacionadas com maior chance de desenvolver alterações vasculares, diabetes, hipertensão arterial e risco cardiovascular aumentado.


Mulheres com ovários policísticos e obesidade devem ser estimuladas a mudar seus hábitos alimentares e de atividade física visando a melhora global das alterações.


Bom eu sou portadora e pra falar a verdade toda vez que toco nesse assunto fico muito mal, muito triste. Essa doença baixa a auto estima de qualquer mulher.. Uma boa parte das mulheres que tem SOP não conseguem engravidar ( claro que tem lá suas exceções), além de ter pêlos demais, e sentir dores muito forte ( como cólicas, porém em dobro).

Acho simplismente o fim o descaso com essa doença, SINCERAMENTE, pouco se fala, poucos são os tratamentos recomendados. Os médicos não se preocupam nem um pouco com isso. Sempre que você vai ele te passa um anti e quando vc volta lá esta a mesma droga. Se você não lutar pela cura (que ainda não existe) você nunca vai se livrar disso. Mal sabe eles a dor que isso causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário